O ano já vai a mais de meio, mas nunca é tarde para relembrar 5 das tendências do marketing digital para o ano em que nos encontramos.
A cada dia que passa, surgem novas tecnologias. Com elas, o consumidor torna-se cada vez mais exigente, sendo necessária uma nova abordagem e uma boa dose de criatividade.
1. Gestão de Marcas com Autenticidade.
O consumidor está no centro de todas as ações de marketing digital. Ora, o consumidor é naturalmente desconfiado da publicidade e exige, cada vez mais, empresas e marcas autênticas.
De acordo com uma pesquisa da Marketing Tech News, 49% dos consumidores tende a pagar mais por um produto de uma empresa vista com autêntica e com um impacto positivo no mundo.
2. Conteúdos e Estratégias pensados para os Micro-Momentos
Os Smartphones e a conexão permanente com a internet, mudaram para sempre o comportamento do consumidor.
Uma dessas mudanças vem na forma de micro-momentos que segundo o google, são situações extrememamente específicas durante o percurso de compra do consumidor. Existem 4 micro-momentos: eu quero saber / eu quero ir / eu quero fazer / eu quero comprar. Cada pessoa para em média por 150 micro-momentos diários.
3. Adaptação e Otimização às novidades das Redes Sociais
As redes sociais estão em constante atualização. É necessário estar atento às novidades e, acima de tudo, acompanhá-las.
Os algoritmos são uma das dores de cabeça atuais e uma mudança no do facebook fez com que os posts de marcas e páginas passasse para segundo plano e os de familiares e amigos para primeiro.
A solução é reformular a estratégia, pondo o foco na envolvência emocial do público alvo.
4. Marketing de Conteúdo mais Criativo, Profundo e Personalizado
Ter conteúdo de qualidade é uma das maneiras mais eficientes para gerar leads e fechar negócios.
Para este ano, a tendência é um conteúdo mais personalizado, que reconheça as particularidades de cada consumidor e lhe ofereça uma experiência mais completa.
5. Uso de Influenciadores locais na Estratégia de Marketing
Os influenciadores são um dos grandes booms destes últimos anos.
Com cada vez mais e mais pessoas como influenciadoras digitais, é possível observar o surgimento de nichos altamente especializados nas redes sociais.
Se a sua empresa for local, está na hora de se focar em parcerias de longo prazo com influeciadoras locais, ou seja, faça uma lista com os interesses do seu público alvo e pesquise influencciadores que pertençam ao seu nicho.
Se a empresa responsável pela sua presença online não de adequa às novas tendências, é bem provável que não esteja a obter os resultados que gostaria. Nesse caso, chegou a hora de mudar.
Se deseja alcançar os seus objetivos digitais ainda este ano, não espere mais e entre já em contacto connosco!