Gestão de Redes Sociais

Gestão de Redes Sociais

Gerir redes sociais envolve diversas etapas e um esforço muito maior do que simplesmente “fazer publicações”. Estar presente nas redes sociais deixou de ser um diferencial para as empresas. Atualmente quem se destaca nas redes sociais são as empresas que veem o valor dessas plataformas. Utilizando-as como canal de comunicação para os clientes, e como canal de publicidade, tanto da marca como dos produtos/serviços.

Redes sociais são plataformas online que reúnem pessoas para conversar, partilhar ideias e interesses ou fazer novos amigos. Deste modo, cada vez mais empresas criam páginas nessas plataformas para se aproximarem dos clientes e para evitar a sua fuga para a concorrência.

Contudo, existem ainda muitas empresas que iniciam as redes sociais sem nenhuma estratégia definida e sem saber como as gerir. Não é fácil para uma empresa que está a começar nas redes sociais definir o tipo de conteúdo a publicar, se terá uma abordagem mais leve ou mais séria, com que frequência deve realizar publicações, e o que analisar.

 

O que é a Gestão de Redes Sociais?

Fazer a gestão de redes sociais diz respeito a um conjunto de ações para otimizar o uso desses canais, indo além de simplesmente “fazer publicações”. Envolve diversas etapas, desde a definição da estratégia e do posicionamento, passando pelo planeamento de publicações e sua execução, e indo até à monitorização e avaliação de resultados.

Como as redes sociais são uma extensão do seu negócio, deverá consultar profissionais especializados na sua gestão de modo a garantir resultados positivos. As redes sociais tornaram-se um dos principais canais de comunicação entre as empresas e o seu público. Deste modo, a sua gestão, realizada de forma competente, é fulcral para evitar ruídos na comunicação e aproximar-se do público.

Além de manter o diálogo e criar empatia, as redes sociais são como uma vitrina para os seus produtos/serviços. Permitindo que o público conheça a empresa e o que ela oferece.

 

Em que Redes Sociais devo de estar presente?

Deve estar presente nas redes sociais em que faça sentido o seu negócio estar. O essencial é estar onde o seu público está.

 

Como montar uma estratégia?

Sem uma estratégia definida terá uma página de redes sociais, mas não saberá o que fazer com ela. É neste passo que muitas empresas erram. É importante definir o objetivo da presença nas redes sociais. Por exemplo: divulgação da marca, canal de comunicação para os clientes, educação através da divulgação de conteúdo, vendas, entre outros.
A estratégia pode (e deve) variar ao longo do tempo. Devem ainda ser tidas em consideração as características de cada rede social.

 

O que devo publicar nas Redes Sociais?

Este passo depende da estratégia que definir no passo anterior. Para definir o que irá publicar é essencial saber qual o seu objetivo.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e à procura de informações relevantes e que resolvam os seus problemas. Assim, torna-se essencial produzir e oferecer sempre conteúdo de qualidade.

Também é importante fazer publicações que não estejam relacionadas com os conteúdos regulares. Por exemplo: vídeos institucionais, publicações relacionadas com datas comemorativas, imagens e GIF’s divertidos para interagir com os seguidores, entre outros.

 

Com que frequência devo publicar?

É de extrema importância manter um calendário de publicações para que não se perca no tempo. No início, quando ainda não tem grande volume de conteúdos para publicar, é difícil. Contudo, conforme a estratégia for evoluindo, terá muito mais conteúdos para publicar nas suas redes sociais.

Não irá conseguir os resultados desejados a fazer publicações de 15 em 15 dias. É preciso ter consciência da frequência das publicações.
Cada post de blog pode ser publicado em média 4 vezes em cada rede social. E os restantes posts 5 vezes, em horário e dias de semana diferentes.

Por exemplo, um post publicado no blog é divulgado no mesmo dia às 20h e mais três vezes: uma semana depois às 9h, duas semanas depois às 13h e um mês depois às 15h. Deste modo, as pessoas que acedem às redes sociais em horários diferentes terão as mesmas oportunidades de visualização da publicação.

O mesmo acontece com os outros posts, que, após lançados e publicados pela primeira vez, numa terça-feira, podem ser publicados novamente 29 dias depois numa quarta-feira, e mais 29 dias numa quinta-feira, e por aí adiante.
É óbvio que é mais fácil manter o calendário consistente, produzindo novos conteúdos todos os dias. Todavia, não é necessário ter essa grande quantidade de conteúdo desde o início. O importante é manter-se presente e fazer publicações relevantes para o público.

 

Qual o melhor horário para publicar nas Redes Sociais?

Não existe um único horário para todas as plataformas de redes sociais. Cada público comporta-se de maneira diferente. Desse modo, precisa de descobrir o horário em que a sua persona costuma estar online para visualizar a sua publicação.
Para facilitar, algumas redes sociais têm análises dos melhores horários para publicar em cada página. Muitas delas mostram também quais os melhores dias da semana.

Caso a plataforma de redes sociais que utiliza não disponibilize esses dados, é necessário realizar testes para perceber a que horário a publicação terá melhor desempenho.

 

Devo utilizar uma ferramenta para fazer as publicações?

Uma ferramenta de agendamento de publicações não é totalmente indispensável. Ou seja, não irá deixar de fazer publicações porque não tem uma ferramenta para automatizar esse processo.

Mas, essa ferramenta facilitará muito o trabalho, principalmente para quem tem grande volume de publicações. Com uma ferramenta deste tipo consegue definir os horários em que quer que os conteúdos sejam publicados e agendá-los automaticamente, sem precisar de estar na rede social nesse momento.

Publicar através de uma ferramenta também facilitará muito a análise dos resultados. Pois, esta disponibiliza relatórios mensais.

 

Como devo interagir com o público?

As redes sociais têm o poder de fazer uma empresa ficar rapidamente conhecida e trazer ótimos resultados. No entanto, têm também o poder de destruí-la ainda mais rapidamente.

Se tiver um comentário ou avaliação negativa na sua página não deve deixar o cliente sem resposta e muito menos excluir os comentários. Avalie cada caso como único, investigue a fundo para perceber o que causou o constrangimento, e não dê respostas genéricas.

É importante responder, mas é ainda mais importante dar uma resposta adequada. Proporcione uma solução para o problema do cliente, e não somente uma justificação. É fundamental ser empático com a pessoa com quem está a interagir.

De modo a criar um ambiente mais amigável, goste e responda aos comentários dos clientes quando se justificar. Deste modo, os clientes irão sentir que estão a interagir com um amigo, e não com uma empresa.

 

A que tipo de interações devo dar resposta?

É importante tentar interagir de todas as formas possíveis com os seguidores. Além de resposta a todas as mensagens privadas recebidas, deve também interagir diretamente nas publicações, colocando gosto nos comentários e respondendo aos que achar oportuno.

No final, o importante é que o seguidor se sinta acolhido e atendido. Para que tal aconteça tente responder a todos e tentar ajudá-los com qualquer problema e dúvida que tenham.

 

O que é o monitoramento das Redes Sociais?

Monitoramento das redes sociais consiste em procurar palavras-chave que dizem respeito ao seu negócio. Por exemplo, o nome da empresa ou o setor onde atua. Para encontrar publicações em que não foi marcado diretamente e que merecem uma atenção especial ative o Google Alerts.

Esta pesquisa também o ajuda nos casos de gestão de crise, e na identificação de possíveis falhas que a empresa tenha cometido ao nível dos serviços e/ou comunicação.

 

Como deve ser a minha comunicação com o público?

Pode ser difícil definir o tipo de comunicação a ter com o público. Antes de definir o tipo de comunicação é essencial lembrar quem é o público-alvo, ou seja, com quem irá conversar. Com certeza que a comunicação a ter com um diretor de uma empresa será diferente da comunicação a utilizar com um universitário.

 

Como analisar os resultados das Redes Sociais?

É preciso acompanhar e avaliar os resultados das campanhas ao longo do tempo. Para isso precisa de definir métricas importantes de acordo com a estratégia definida.

Por exemplo, se a sua estratégia é a criação de leads, uma das principais métricas será o número de leads retidas através das redes sociais num certo período de tempo.

Também pode usar outro tipo de métricas, como o alcance das publicações. Nestas, os dados são fornecidos pelas próprias plataformas de redes sociais e são importantes para retirar insights sobre o tipo de conteúdo que publica, as imagens que utiliza, a comunicação e os horários.

Com a análise das métricas que são retiradas diretamente das redes sociais, é possível retirar insights para melhorar a sua estratégia.

 

Conclusão

As redes sociais são uma excelente maneira de interagir e manter o publico conquistado. Porém uma gestão negligente pode pôr em risco a reputação do seu negócio.

Tão importante como construir uma rede de contactos e seguidores nas redes sociais, é saber lidar e manter esses contactos de forma a continuar a reforçar o laço que existe entre eles e a marca.

Uma boa gestão de redes sociais é imprescindível para que qualquer marca esteja sempre atenta e responda prontamente ao que perguntam e comentam sobre a empresa.

 

Recomenda-se a leitura: Otimização de motores de busca , Dicas para Redes Sociais em 2019

 

Com este artigo dispõe de dicas para melhorar a sua Gestão de Redes Sociais. Se mesmo assim necessitar de ajuda em qualquer questão contacte-nos. A equipa da TeraStudio estará à sua disposição para qualquer assunto.

TeraStudio é uma empresa especializada na consultoria e formação. Para a área de Marketing Digital na região de Leiria e Santarém. E tem desenvolvido vários projetos de Webdesign, Gestão de Redes Sociais, Criação de Imagem Institucional, Construção de Sites e Consultoria de Marketing.