Gerir redes sociais – Principais dificuldades e como superar?

Gerir redes sociais – Principais dificuldades e como superar?

Quem já tentou gerir as redes sociais do seu negócio, provavelmente já chegou às seguintes conclusões:

  • Dá muito trabalho e ocupa muito tempo.
  • As ideias esgotam-se depressa.
  • Demora a ter resultados. As vezes fazemos publicações no Facebook e parece que ninguém os vê pois ninguém reage aos conteúdos.

Então como fazer para superar isto?

Que dá muito trabalho acho que já ninguém duvida, é necessário fazer criatividades, desenhar, editar fotos, recolher imagens e vídeos, montar campanhas, gerir anúncios, escrever bem, publicar os conteúdos nas horas certas e ainda responder a questões por parte do público. 👀😮

Dificilmente alguém tem competências para fazer todas estas tarefas bem e mesmo que o conseguisse também não lhe iria restar tempo para mais nada. É compreensível.

Em Portugal a maioria das pessoas que gere redes sociais nas suas empresas têm que o fazer em complementaridade com outras tarefas, administrativas, de gestão de cliente, etc… é normal que não exista tempo para tudo. É necessário uma grande gestão do tempo e planeamento e mesmo assim não é garantido que funcione, por isso muitas pessoas se queixam que fazem redes sociais e não têm resultados…

Criar uma grelha de planeamento, utilizar o canva e angariar fotos e vídeos de antemão para ter sempre conteúdos disponíveis são algumas soluções para ajudar na sua tarefa, mas poderão não ser suficientes.

 

Fazer internamente ou delegar a gestão das redes sociais a uma agência?

Essa é uma questão que deverá ponderar…

Se as redes sociais são para o seu negócio um fator preponderante para os seus clientes conhecerem os seus produtos serviços e sentirem confiança para fechar negócio, então tem que garantir que os conteúdos são apelativos e saem de forma consistente. Senão estará a perder clientes para os seus concorrentes.

Outra maneira de ponderar esta situação é pensar se o tempo que está a utilizar na criação e publicação de conteúdos não seria melhor usado se o alocasse à estratégia do seu negocio e em satisfazer os seus clientes.

Existem profissionais de redes sociais que podem fazer o seu trabalho de comunicação em muito menos tempo e com mais resultados pois têm know-how e estrutura já montada para isso.

De qualquer forma se tem dúvidas pode entrar em contacto comigo para prepararmos um plano à sua medida e depois poderá decidir qual a melhor solução para si.

 

Gerir redes sociais – Principais dificuldades e como superar?

Diogo Santos

Diretor TeraStudio