
Se pretende criar a imagem da sua empresa ou se pondera um re-branding (atualizá-la), deverá ter algumas coisas em conta…
1º – O Primeiro passo é escolher o nome. Também chamado de NAMING.
O número de letras do NOME DA SUA MARCA vai influenciar o logótipo, a fonética e o facto de ser facilmente reconhecido pelo seu público alvo é um ponto muito importante.
Não se esqueça que não está a escolher para si. Deve ter o seu publico alvo em mente pois são eles que serão soberanos em dizerem se a sua escolha foi correta ou não.
2º – Agora passamos à parte gráfica de criar uma identidade visual. Este trabalho deve ser feito por profissionais que percebam do processo de criação de marca e da sua aplicação aos diversos formatos.
Eles vão precisar que lhes dê um “briefing” que são as instruções acerca do publico alvo e das diretrizes do que pretende para a sua marca, no fundo o que pretende comunicar ao seu publico.
De uma forma ideal os seus clientes deveria saber o que vende só de olhar para o seu logótipo.
Para além da criação do logótipo existe a aplicação do seu logótipo nos diversos formatos. Cartões de visita, papel de carta, folhas timbradas, etc… So conseguirá saber se o seu logotipo cumpre as funções se o vir aplicado. Peço simulações de aplicação nesta fase de definição do seu logótipo.
3º Registo da marca. Para dizer que a marca é sua deverá ser detentor da mesma.
O INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial é o organismo onde deverá registar o nome e a identidade visual da sua marca.
Se não o fizer um corrente poderá fazê-lo por isso e passar a ser detentor da sua marca… não descure esta parte!
Espero que tenhamos conseguido ajudar….
De qualquer forma se tiver dúvidas não hesite me marcar uma reunião com a nossa equipa para estudarmos a melhor forma de desenvolver a sua marca.
Diogo Santos
Diretor TeraStudio