Otimização de Motores de Pesquisa – SEO

O que é SEO – Search Engine Optimization?

SEO é o processo de otimização de um site, bem como todo o conteúdo desse site. Após este processo poderá aparecer em posições de destaque nos resultados orgânicos na procura do Google.

SEO requer uma compreensão de como os motores de busca trabalham, o quê, por quê e como as pessoas pesquisam. Uma otimização bem-sucedida faz um site atraente para os utilizadores e para os motores de busca.
Ao longo dos anos, as estratégias de SEO têm evoluído na tentativa de manter o ritmo das mudanças do algoritmo do Google. No entanto, há coisas que nunca mudam. O Google está sempre focado na qualidade, conteúdo benéfico e que os utilizadores gostam de ler, assistir, ouvir e compartilhar.

Search Engine Optimization, por si só não é suficiente para garantir o sucesso. SEO e conteúdo em conjunto constroem uma melhor experiência para o utilizador. Para fazer uma correta otimização precisa de fornecer informações úteis e relevantes, precisas e recentes.
SEO hoje é um canal de marketing multidisciplinar, que continua a evoluir e amadurecer tanto como uma profissão e como canal de marketing.

Dito isto, os resultados orgânicos são um dos canais de marketing mais rentáveis que existe. Está disposto a investir nele? Search Engine Optimization é um dos serviços da TeraStudio, empresa/agência de Marketing Digital nas regiões de Leiria e Santarém.

Dicas para SEO:

  • SEO deve de ser um exercício pensado diariamente;
  • Tenha um site seguro (HTTPS);
  • Faça o utilizador feliz que o Google irá perceber e desse modo recompensá-lo;
  • As pesquisas por voz estão a aumentar, invista nisso;
  • Tenha o seu site otimizado para todos os ecrãs, ou seja, responsivo.

Estatísticas de SEO no Google:

  • 32.5% é o tráfego que o primeiro resultado de pesquisa orgânica recebe;
  • 91,5% é o tráfego gerado pelos sites apresentados na primeira página de resultados;
  • 51% do tráfego vem de pesquisa orgânica;
  • 18% das pesquisas em smartphone levaram a uma compra no período de um dia;
  • Mais de 50% dos utilizadores de internet pesquisam em dispositivos móveis e tablets.
  • 30% das pesquisas em dispositivos móveis estão relacionadas com a localização.

Como otimizar o site com palavras-chave?

Para otimizar o site, este deve incorporar as palavras-chave no URL das páginas. Porque o Google dá valor às URL. E também no título tag, pois se for escrito de forma eficaz e com palavras-chave influência o ranking e o CTR.

A meta-descrição tag, não influencia o ranking. Mas se esta tiver a palavra-chave pode aumentar o CTR (taxa de cliques).

É essencial dar nomes descritivos às imagens e vídeos, utilizando palavras-chave relevantes. Descreva sempre todas as imagens e vídeos do seu site, em texto alt, utilizando palavras-chave quando for o caso. Com estas descrições ajudará também o público com deficiência visual a perceber o que contém a imagem.

Dicas:

  • Não exagere na quantidade de vezes que escreve a palavra-chave;
  • Não otimize cada página em separado, a não ser que tenha um site de uma única página;
  • Teste tudo.

Porque é que o conteúdo é importante para SEO?

O conteúdo deve de ser de alta qualidade, conter informações úteis para transmitir uma história contextualmente relevante. Com o objetivo de solicitar emoção e novidade ao utilizador.

Como criar conteúdo otimizado?

O seu principal objetivo deve de ser criar conteúdo centrado no público. Ou seja, escreva o que o público quer ler. Deve escrever as palavras-chave ao longo do conteúdo para que este seja encontrado através dos motores de busca.

Enquanto está a criar o conteúdo certifique-se que as frases não têm mais de 20 palavras. Os parágrafos não contêm mais do que 4 frases. E subdivida o texto por subtítulos a cada 200/300 palavras.

Não tente abordar tudo e mais alguma coisa no mesmo conteúdo. E não coloque todas as palavras-chave no mesmo conteúdo. Fazer isso impede o seu conteúdo de ser útil e relevante.

Inclua sempre links / hiperligações no seu conteúdo.

Otimização após a criação do conteúdo

Otimize o título tag, meta-descrição e URL!

O título tag é o título clicável que vê no topo de cada resultado. A otimização dos títulos é importante porque ajuda o utilizador a entender sobre de que se trata a página. Para otimizar, este deve conter 60 caracteres. Não deve ter mais do que uma palavra-chave e deve ser colocada logo no início. E, mais importante, ser específico quanto ao conteúdo.

A meta-descrição é o pequeno texto a baixo do título e URL. Embora o Google diga que esta não tem impacto direto no ranking, ela afeta se o utilizador clica no link ou não. E, posteriormente, a taxa de cliques pode ter impacto no ranking.
Para otimizar a meta-descrição esta deve conter 160 caracteres. Fornecer uma visão geral e específica sobre o conteúdo a apresentar. E deve incluir palavras-chave relevantes.

O URL é outro componente de SEO que tem impacto indireto nos rankings. A legibilidade é o mais importante. Garanta que o URL não seja longo e misterioso.

Quando o conteúdo é otimizado, este melhora drasticamente a sua visibilidade. E sem visibilidade e exposição, o seu conteúdo é apenas mais um no meio de tantos outros. Se quiser visibilidade e exposição, tem de se comprometer em criar conteúdo otimizado e regularmente.

A TeraStudio pode ajudá-lo a criar o melhor conteúdo para a sua empresa. Trabalhamos em Marketing Digital, Gestão de Redes Sociais, Construção de Sites e Branding, nas regiões de Leiria e Santarém.

otimização de motores de busca - SEO

Como otimizar cada página do site?

Cada página do site tem um propósito único, atrai diferentes públicos e direciona os visitantes para objetivos diferentes.

A Home Page é a página mais visitada de qualquer website. É muitas vezes a primeira página que o visitante vê. Esta deve fornecer uma visão global do que o site oferece.

Estudos demonstram que quem visitou a página Quem Somos é mais propenso a converter do que quem não o fez. Pode parecer estranho otimizar a página Quem Somos, mas há muitas palavras-chave que são feitas para esta página. Palavras-chave relacionadas com produtos. Por exemplo, empresa, negócio, agência, escritório ou tipos semelhantes.

À página Contactos/Fale Connosco, só vai quem quer saber informações de contacto. Mantenha os contactos atualizados e bem visíveis logo na primeira vista. Coloque também um mapa da localização da empresa.

A página de Produtos/Serviços  fornece grandes oportunidades de otimização. Dê ao utilizador o maior detalhe sobre os produtos/serviços. Mas sem nunca tirar o protagonismo ao produto/serviço.

A página de FAQ é mais importante do que nunca. Crie frases que comecem com quem, o quê, quando, onde, porquê e como. E tem o início para uma página de FAQ. Posteriormente é só responder a essas perguntas da melhor forma utilizando as palavras-chave.

Qualquer tema que não possa ser explorado nos produtos/serviços, pode ser feito em grande detalhe num post para o Blog. Ou uma série de posts. Certifique-se que os posts têm chamadas de ação para outras páginas do site.
Coloque sempre categorias e etiquetas no conteúdo. Desse modo, os leitores podem usá-las para encontrar conteúdos relacionados.

Em suma, cada página pode e deve de ser otimizada. Não apenas para os rankings dos motores de busca, mas também para a usabilidade e conversão.

Em quanto tempo se obtém resultados?

A resposta é depende, não se pode dar um prazo para obter resultados de SEO, porque isso é impossível. Para além de todas as variáveis que desempenham um papel na otimização do seu site, também tem de avaliar essas mesmas variáveis na concorrência.

O tempo que demora resume-se à análise de diversas variáveis do seu site em comparação com as mesmas de sites concorrentes.

Os conteúdos desempenham um papel importante na rapidez dos resultados de SEO. Deve publicar conteúdos novos lentamente, ou seja, com dias de diferença entre si. Porque se colocar todos ao mesmo tempo pode parecer pouco natural para o Google. E desse modo, prejudicar o ranking.

Não se pode prever com precisão quando se vai obter melhor ranking de uma palavra-chave ou tópico. No entanto, pode fazer uma suposição com base em algumas variáveis. Com o tempo, começa a ter uma melhor ideia de quanto tempo pode demorar dentro do seu mercado em particular.

Mitos de SEO

  • SEO é só “banha da cobra”!

Não existe modo de certificar SEO, não se pode certificar algo que muda todos os dias. O Google nunca publica os algoritmos, logo não há maneira de testar os conhecimentos. Basicamente, quando contratar um SEO tem que confiar nele. Aposte em alguém com experiência e resultados comprovados!

  • Conteúdo é tudo o que precisa!

O conteúdo é um parceiro valioso em SEO, mas não é o tudo. Se o conteúdo não contiver links indexados e não estiver otimizado, nada fará para SEO.

  • A velocidade do site não é importante!

Um site mais rápido é mais fácil de rastrear. O Google mede e avalia a velocidade de cada página. Com a ferramenta do Google Page Speed Insight consegue medir a velocidade do seu site.

  • Densidade de palavras-chave!

Colocar um elevado número de palavras-chave por página não é algo que vale a pena. É melhor fazer conteúdo relevante e conectar-se a nível interno do que perder tempo com quantidades enormes de palavras-chave.

  • Não precisa de um Sitemap!

O mapa do site permite que o Google consiga encontrar todas as páginas do seu site.

  • Redes Sociais ajudam no ranking!

As redes sociais não ajudam diretamente do ranking do seu site. Mas com as partilhas do conteúdo e links ajuda o Google a perceber que o conteúdo é bom. E desse modo é SEO.

  • Anúncios do Google ajudam em SEO!

O que os anúncios do Google podem fazer é promover a validação da marca. Em experiências de utilizadores, foi demonstrado que, quando um utilizador vê um anúncio e o site no ranking orgânico juntos, eles acreditam que tem mais autoridade. Isso pode aumentar as taxas de cliques, CTR.

Conclusão

Para estar a par de todas as mudanças em SEO vai ter de ler. Ler muito! SEO é a otimização técnica continua de um site para nos certificarmos de que o Google é capaz de ler e indexar corretamente as páginas.
Com este artigo dispõe de dicas para melhorar o ranking do seu site no Google. Se mesmo assim necessitar de ajuda em qualquer questão de SEO contacte-nos. A equipa da TeraStudio estará à sua disposição para qualquer assunto.

TeraStudio é uma empresa especializada na consultoria e formação. Para a área de Marketing Digital na região de Leiria e Santarém. E tem desenvolvido vários projetos de Webdesign, Gestão de Redes Sociais, Criação de Imagem Institucional, Construção de Sites e Consultoria de Marketing.

Leave a Reply